Entrevista com Engenheiro de Segurança do trabalho

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Entrevista com um dos engenheiros de segurança do trabalho da Empresa Subsea 7

1) O que faz um engenheiro de segurança no trabalho?

O engenheiro de segurança do trabalho atua buscando a prevenção de riscos nas atividades laborais com vistas à preservação da saúde, a proteção e a integridade física da pessoa humana.


2) Como é a rotina?

A rotina é dinâmica, onde ele administra e fiscaliza as atividades no meio industrial, desenvolve programas de prevenção de riscos ambientais, faz inspeções, auditorias, emite laudos técnicos diversos, inclusive de aposentadoria especial. Assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações e os materiais e processos de fabricação utilizados pelo trabalhador.

Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das empresas e dá instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual (também chamados de EPI).
Pode, ainda, ministrar palestras e treinamentos e implementar programas de meio ambiente e ecologia.


3) Quais outras profissões estão diretamente relacionadas a sua?

O engenheiro de segurança atua interdisciplinarmente com quase todas as profissões.
Porém, está diretamente relacionado com o Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho.


4)Quais as maiores dificuldades enfrentadas?

A pressão para cumprimento de prazos na produção por vêzes fazem algumas lideranças abreviarem ou mesmo não considerarem certos procedimentos de segurança ou análises preliminares de risco.
Tal situação gera um certo desgaste ao engenheiro de segurança junto a tais lideranças operacionais quando se busca o alinhamento das diretrizes de segurança da empresa ou mesmo de normas governamentais.

5) Os atrativos da area?

Um dos principais atrativos é a possibilidade de interagir em diversos campos da engenharia ou mesmo de outras áreas, pela característica interdisciplinar da profissão.


6) Houve algum caso de acidente que o marcou?

Sim, vários. Não só a mim, mas creio que a todos de uma maneira geral.
Eis alguns dos principais acidentes mundiais:

Em 1984, em Bhopal na Índia, a Union Carbide, uma das maiores indústrias químicas do mundo, descarregou no ar 25 mil toneladas de isocianato de metila, um gás letal, provocando a morte imediata de 3.400 pessoas e mais de 15000 mortes no geral.

Em 1986, em Chernobyl na Rússia houve a explosão de um dos quatro reatores da usina nuclear soviética de Chernobyl, lançando na atmosfera uma nuvem radioativa. A incidência de câncer aumentou bruscamente em Bielorússia, Ucrânia e Rússia. Entre 1990 e 2000, houve um aumento de 40% em todos os cânceres na Bielorússia e um aumento de 52% na região de Gomel. Na Ucrânia, houve um aumento de 12% nos casos, e na região de Zhytomir, a morbidade aumentou quase três vezes. Na região russa de Bryansk, a incidência de câncer cresceu 2,7 vezes. Cerca de 7 milcânceres de tireóide a mais foram identificados até 2004. Um recente estudo mostrou que a doença em crianças aumentou 88,5 vezes, em adolescentes, 12,9 vezes e, em adultos, 4,6 vezes. Estima-se que entre 14 mil e 31,4 mil cânceres adicionais de tireóide aconteçam posteriormente.
Em 1989, o petroleiro americano Exxon Valdez colidiu com um conjunto de rochas no Alasca. O acidente provocou um derrame de mais de 40 milhões de litros de petróleo que se espalhou por uma área superior a 800 quilómetros, tendo atingido a costa. Mais de 250 mil aves e outros animais morreram
No ano 2.000, no Rio de Janeiro, a Petrobrás foi responsável pelo derramamento de mais de 1 milhão de litros de petróleo na Baia de Guanabara.

Em 2002 o navio Prestige de bandeira das Bahamas, partiu-se ao meio provocando uma das maiores catástrofes ecológicas já vistas. O navio carregava 77 mil toneladas de óleo, e foi avariado a 250 km da costa espanhola - Galícia, com um rombo de 10 metros no caso, abaixo da linha de flutuação. Estima-se que cerca de 10 mil toneladas de óleo vazaram e mais de 295km da costa e 90 praias foram contaminadas.

Tivemos também em 2001 a explosão da plataforma P-36 da Petrobras a da Piper Alfa em 1988, e mais recentemente a Plataforma Deepwater Horizon, no Gosfo do México.

Enfim, todos estes acidentes foram profundamente investigados onde foram extraídas lições que serviram e ainda servem de aprendizado para a indústria buscando-se a melhoria dos processos para reduzir a incidência dos acidentes.

7) Qual a postura da maioria das empresas?

A postura varia de acordo com o tipo de indústria.
Na indústria de oleo e gás há grande conscientização e há investimentos significativos. Na indústria automobilística também, porém há maior dificuldade de investimentos na área da construção civil e metal mecânica.
A postura de segurança está diretamente ligada ao tamanho da empresa e ao investimento feito na área.
As empresas deveriam considerer a segurança como investimeneto e não como custo.

8) Diante a ocorrência de um acidente, qual o procedimento a ser realizado com o funcionário?
De imediato o atendimento ao funcionário. Em seguida as rotinas documentais pertinentes tais como:
* Elaboração de CAT (Comunicação de Acidnete de Trabalho): documento mandatório para o INSS
* Relatórios de Investigação : para apurar as causas básicas do acidente.
* Duvulgação dos acidente: para alerta às demais frentes de trabalho sobre o evento,

Em todas as situações, a identeidade do acidentado é preservada.


9) Quais os métodos de prevenção mais utilizados?

Há diversas técnicas e métodos. Podemos considerar alguns:

* Procedimentos de Segurança;
* Técnicas de Análises de Risco;
* Modificação ou adaptação de equipamentos visando adaptação ao trabalhador;
* Modificação de leiaute para minimizar ou reduzir o risco;
* Utilização de EPI (equipamento de proteção individual)

10)Como funciona a contagem de dias sem acidentes que vemos naqueles outdoors? Todos os acidentes são contabilizados?

Normalmente nos cartazes são apresentados dias sem acidentes com afastamento.
Acidente com afastamento é o acidente em que o funcionário não retorna às suas atividades normais em pelo menos 24 horas.
Na verdade devemos contabilizar todos os acidentes, para que se possamos avaliar incidências (tipo, local, horário, idade, etc) , frequências e tendências.
A estatística serve de parâmetro para novas medidas preventivas.


11)Como são classificados os acidentes?
Basicamente há:
Acidentes com afastamento: o trabalhador não retorna à atividade em pelo menos 24 horas
Acidentes sem afastamento: o trabalhador retorna de imediato ao trabalho
Acidentes de Trajeto: ocorrido durante o trajeto para o trabalho ou retornando diretamente para o lar.

1 comentários:

Unknown disse...

Excelente entrevista. Sempre bom conhecermos as áreas de empresas com atuação tão distintas. Já conhecia a Subsea e foi uma excelente oportunidade conhecer o valor da segurança, segundo as palavras dos Engenheiros de Segurança.

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